novidades & eventos

Você esté em: Inicio   ›   novidades & eventos

DIETA SEM GLÚTEN

compartilhe:

Nutricionistas dizem dez alimentos que são permitidos

 

alimentos_2

 

A nova tendência das dietas do momento é excluir o glúten da rotina alimentar.  A proteína encontrada no trigo e no centeio se tornou a uma vilã da alimentação. Celebridades como a estilista Victoria Beckham e a atriz Gwyneth Paltrow já declararam que seguem um regime sem de glúten.

Mas ao eliminar alguns itens do seu cardápio, você deve substituí-los por outros para garantir o bom funcionamento do organismo e consumir todas os nutrientes vitaminas necessários para o corpo. A versão inglesa da Marie Claire consultou especialistas e listou 12 alimentos que podem ser ingeridos em uma dieta sem glúten.

 

1. FARINHA DE ARROZ
“A farinha de arroz é uma alternativa à farinha comum”, diz o nutricionista Jonny Stannard. “Use para fazer um pão, um bolo ou para engrossar sopas e molhos.”

 

2. IOGURTE GREGO
“Alguns iogurtes contêm aditivos que não são permitidos para aqueles seguem uma dieta livre de glúten”, explica o nutricionista Martin MacDonald. “Mas o iogurte grego natural é feito apenas com dois ingredientes: leite e as culturas do iogurte. Além disso, é também uma grande fonte de proteína.”

 

3. QUINOA
“A quinoa é uma boa opção no lugar do macarrão e do pão nas refeições.”, afirma Martin. “Sua digestão é lenta e, portanto, mantém seus níveis de energia estáveis e dá saciedade por mais tempo.”

 

4. NOZES
Segundo a nutricionista Madeleine Shaw, as nozes são ricas em ômega 3, gordura saudável que ajuda a aumentar a capacidade intelectual. Fora isso, elas dão a sensação de saciedade.

 

5. OVOS
Madeleine aconselha adicionar ovos à sua dieta sem glúten. “Eles são uma boa fonte de proteína e a gema contém vitamina D, um nutriente essencial.”

 

6. BATATA DOCE
Muitos grãos são cortados da dieta sem glúten, mas de acordo com Jonny eles são importantes na rotina alimentar. “Consuma grãos e amidos sem glúten, como batata doce e feijões.”

 

7. ÓLEO DE COCO
Depois de consumido, o óleo de coco é convertido instantaneamente em energia de forma semelhante aos carboidratos e açúcares. “No entanto, ele não aumenta os níveis de insulina. Isso significa que é menos provável que você sinta vontade de doces e ataque um durante o dia”, explica Madeleine.

 

8. ABACATE
Ainda segundo Madeleine, uma pesquisa mostra que comer um abacate por semana equilibra os hormônios e ajuda a prevenir o câncer do colo do útero. Eles são também uma boa fonte de gorduras boas.

 

9. PEIXES
“Em uma dieta sem glúten você corta muita carboidratos, por isso deve adicionar gorduras saudáveis à alimentação que irão dar a sensação de saciedade, proporcionar energia e nutrientes para o corpo”, afirma a nutricionista. “Essas gorduras são encontradas em alguns peixes, como o Salmão, que é rico em ômega 3 e ajuda a manter a função imunológica saudável.

 

10. FÍGADO
Se você reduzir o consumo de cereais, é importante ingerir vitaminais e minerais essenciais, como o ferro, por meio de outros alimentos. O fígado é uma ótima fonte de ferro e mais nutrientes.

 

FONTE: revistamarieclaire.globo.com